A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), inaugurou nesta terça-feira (14) o Centro de Inovação Tecnológica (CIT). Participaram da entrega a prefeita Suéllen Rosim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Marcos Vinício Bilancieri, secretários, vereadores, servidores e entidades parceiras.
O CIT fica na avenida Duque de Caxias, 16-55, e começa a funcionar a partir desta quarta-feira (15). Para a prefeita Suéllen Rosim, a entrega representa um avanço na inovação em Bauru. “A inovação e a tecnologia são a realidade do presente e vieram para ficar. O município colocou isso como uma prioridade, e junto com parceiros foi possível dar início a esse projeto, que vai ser ainda um apoio para permitir a criação de novas empresas de inovação e tecnologia e, por consequência, vai colaborar na geração de emprego e renda. Agradecemos a todos que participaram e contribuíra para que se tornasse uma realidade”, comentou.
O vice-prefeito Orlando Costa Dias também enalteceu a criação do CIT pela pasta. “Esta é uma iniciativa que vai fazer a diferença na vida das pessoas, gerando oportunidades e incentivando os jovens a ter uma visão ampla sobre a inovação e tecnologia”, frisou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Marcos Bilancieri, destacou o empenho dos servidores. “A criação desse espaço foi possível devido ao esforço de servidores, que desde o início acreditaram e se empenharam muito. Também agradecer aos diversos parceiros que colaboraram, e que estão dando todo o apoio neste projeto”, lembrou.
O vereador Renato Purini, que falou em nome da Câmara Municipal, destacou que o CIT é um sonho antigo do município. “Já estive duas vezes na Sedecon, a primeira há alguns anos, e mais recentemente, durante alguns meses no ano passado. Ter um Centro de Inovação Tecnológica era um desejo de todos, pois vai elevar muito o potencial do município”, concluiu.
Participaram da inauguração a prefeita Suéllen Rosim, o vice-prefeito Orlando Costa Dias, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Marcos Vinício Bilancieri; da Educação, Nilson Ghirardello; de Obras, Pérola Zanotto; do Meio Ambiente, Gislaine Magrini; de Cultura, Paulo Eduardo Campos; do Bem Estar Social, Ana Cristina Sales; das Administrações Regionais, Jorge Luis de Souza; e a secretária interina de Planejamento, Rafaela Foganholi. Também estiveram presentes o chefe de Gabinete da prefeitura, Roger Barude, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Rosim, o presidente da Emdurb, Donizete do Carmos dos Santos, e o presidente do Departamento de Água e Esgoto, Leandro Joaquim. Estiveram presentes os vereadores Renato Purini e Edson Miguel, e representantes da USP, Unesp, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Bauru, Legião Mirim, Sebrae, Senac, Ciesp, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Bauru e Acib.
ESTRUTURA
O espaço tem como objetivo gerar inclusão digital, capacitar, fomentar e impulsionar o ecossistema de inovação local, dando condições para o desenvolvimento de produtos inovadores que beneficiem a sociedade. Toda a estrutura será disponibilizada, de forma gratuita, para toda a população, que poderá fazer uso dos seguintes espaços.
Coworking – área para que as pessoas realizarem trabalhos pessoais com foco estudos, trabalho e reuniões voltadas para a inovação;
Telecentro – local para a inclusão digital, com orientações para acesso a aplicativos, uso de softwares, elaboração de material de trabalho e outras demandas que a equipe do CIT possa dar suporte;
Sala de Podcast – por meio de agendamento, as pessoas poderão gravar vídeos e áudios sobre seus produtos, com o objetivo de publicizar seu negócio e obter resultados na geração de emprego e renda. O espaço também permitirá que o usuário fotografe seus produtos e seja capacitado sobre o uso das ferramentas de trabalho existentes na sala como: iluminação, fundo infinito, captação de áudio e vídeo, fotografia, filmagem, edição de áudio e vídeo, exportação de conteúdo para multiplataformas e receba noções técnicas de divulgações em mídias sociais;
Sala de Realidade Virtual – o espaço vai oferecer cursos de programação, como o “Programador do Futuro”. Além disso, a sala realizará capacitação para uso de softwares e ferramentas de análise de dados;
Sala Maker – por meio de agendamento, o local possui impressora 3D, ferramentas, componentes eletrônicos e insumos para elaboração de projetos com base no conceito “mão na massa”.
O CIT conta com monitoria, caso algum usuário necessite, para usar a estrutura disponibilizada. Além das salas para uso da população e realização de cursos, serão disponibilizadas dez salas para ideias, de base tecnológica, que serão incubadas por meio de chamamento público. Todas as informações para submeter as propostas serão divulgadas no Diário Oficial a partir do mês de junho. As ideias serão selecionadas pelo Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMTI), com base nos critérios divulgados previamente no edital.
Para a estrutura do CIT, a Sedecon firmou parcerias com empresas, que doaram bens e equipamentos, com base em decreto municipal, sem ônus ao município. As doações totalizaram R$ 133.266,67. Entraram como parceiras as empresas Tel Telecomunicações, Mectrol do Brasil, Bauru Painéis, B5S Vidros, Stalo, Unipetro, Dinâmica Construções, Pacaembu e Unimed Bauru. Foram parceiras de conteúdo a Unesp, Senai e Conq.
Para conferir o cronograma mensal de cursos, é só acessar https://sites.bauru.sp.gov.br/cit, que estará disponível a partir desta semana. Para outras informações, o telefone para contato é o (14) 3232-1392. O Centro de Inovação Tecnológica funcionará das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.