O Governo de São Paulo deu início, nesta segunda-feira (7), à extensão da Linha 4-Amarela do metrô, marcando mais um importante passo para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo. O novo trecho vai conectar a Estação Vila Sônia, atual terminal da Linha 4-Amarela, ao município de Taboão da Serra, com um investimento previsto de R$ 3,4 bilhões.
“Toda vez que celebramos um investimento, celebramos também o trabalho e o sustento. A partir dessa extensão, os moradores de Taboão da Serra terão mais acesso a mais serviços, além de educação e saúde, porque terão um transporte de qualidade. O passo que demos hoje nasce do sonho de cada cidadão daqui”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, que destacou também a ampliação da linha metroferroviária para além dos limites da capital. “A nossa rede está cada vez mais conectada. De fato, agora, o metrô é metropolitano porque vai sair de São Paulo e chegar a Taboão”, completou.
A ampliação compreende a construção de 3,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além de um terminal de ônibus integrado na estação final, promovendo conexão entre diferentes modais de transporte. As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil. As intervenções serão de responsabilidade da ViaQuatro após assinatura do aditivo contratual.
O projeto tem prazo estimado de conclusão entre 48 e 60 meses e deve atender cerca de 110 mil passageiros por dia útil. O trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos, trazendo ganhos de tempo, conforto e segurança para os usuários.
Foto Celso Silva – Governo do Estado de SP