Caterina Montone
Atento ao seu próprio mundo repleto de cores e ecossistemas, Albert dos Santos, de 3 anos, desenhava pássaros e peixes cumprimentando uns aos outros enquanto aproveitava a oficina de pintura na entrada do Aquário (Praça Vereador Luiz La Scala s/nº), terça-feira (27). Ele e outras crianças participaram de atividade integrando a programação da Semana Mundial do Brincar e unindo diversão ao conceito de sustentabilidade.
Aproveitando a luz de um sol tímido de tarde, a equipe de Educação Ambiental preparou um espaço ideal para a criatividade rolar solta, com tintas e telas feitas de papelão à disposição da criançada. Durante a ação, os pequenos pintaram o animal marinho favorito enquanto aprendiam curiosidades sobre eles. Pequenos recipientes com tinta própria para a pele também estavam sob o cuidado de Ingrid da Costa e Andressa Souza, educadoras do Aquário, para desenhar nas pequenas mãos dos participantes da atividade.
E Albert que, de tanto observar os colegas recebendo a arte nas mãozinhas, derrubou a tela com a sua pintura em uma das almofadas disponibilizadas para ele sentar. Mas o que parecia ser um acidente, tornou-se motivo de risada e mais tempo de brincadeira para ele. Em uma tentativa de conserto, entre respingos de tinta e aquela ‘bagunça’ boa de criança, o pequeno expressou o seu objetivo com o desenho enquanto se divertia. “Eu estou pintando para a mamãe”.
Logo ao lado, inspirada pela temática marinha, Beatriz dos Anjos, 11, ilustrava a tela com um grande peixe laranja na superfície do mar. “Meu animal favorito é o cachorro, mas estou fazendo um peixe igual ao que tem aqui no Aquário. Estou gostando muito de pintar”, afirmou. A estudante é figurinha conhecida dos cursos do parque e tem interesse por arte e cultura no geral.
BRINCADEIRA SEM FIM
Beatriz estava com a mãe Wânia dos Anjos, 55, que aprovou a arte da filha orgulhosamente. A dona de casa ainda revelou o motivo que fez a pequena participar da atividade. “Desenho é a prática favorita dela. Ela ama pintar e, por isso, aceitou participar da oficina. Iniciativas como essa ampliam a rede de conhecimento da criança”.
A mãe de Albert, Rafaela dos Santos, 32, que também acompanhava as outras duas filhas, Elisa, 2 e Lorena, 9, observava carinhosamente a família enquanto refletia sobre a importância da ação para os pequenos. “Eles estão sempre brincando. Nunca tem um fim. É uma maneira deles extraírem o melhor deles enquanto usam a criatividade. Isso é muito importante”.
DIVERSÃO PARA A FAMÍLIA
Além das atividades artísticas, quem passava pelo espaço também podia se juntar a brincadeiras já conhecidas de outras gerações, como ‘pé de lata’, feita com barbantes e latas reutilizadas para estimular o equilíbrio, e bilboquê, que auxilia na coordenação motora, produzido com garrafas pet. O objetivo é, além de atrair familiares, incentivar o reaproveitamento ao mostrar que a diversão pode ser garantida com materiais facilmente encontrados em casa.
“O desenvolvimento das potencialidades da criança está atrelado ao brincar. E a prática não precisa se limitar à criança; a Semana Municipal do Brincar busca ativar a diversão também nos adultos, então é por isso que trouxemos atividades variadas para toda a família. Como parte da nossa programação, também levamos a conscientização ambiental com ações simples, como a pintura de animais marinhos em telas e nas mãos, para que os pequenos aprendam mais sobre eles. Unimos a criatividade, o desenvolvimento e a diversão num pacote só”, explicou a chefe da unidade de educação ambiental do Aquário, Edna Santos de Gois.
SEMANA DO BRINCAR 2024
Com o tema ‘Vem pra roda – no ritmo do brincar’, a Semana Municipal do Brincar iniciou no último sábado (25) com diversas ações pela Cidade. A iniciativa busca sensibilizar o público para a valorização do brincar e reforçar a importância da atividade para o desenvolvimento da criança. A Semana Municipal do Brincar é inspirada na Semana Mundial do Brincar, do movimento internacional Aliança pela Infância, e conta com a organização da Prefeitura de Santos, do Sesc Santos, da Escola Social Marista Lar Feliz, da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP) e da Organização da Sociedade Civil Consciência pela Cidadania (Concidadania).
O evento ainda conta com o apoio de instituições e universidades da região. Em Santos, a iniciativa é realizada há 11 anos e se tornou política pública por meio da lei 3.138/2015. A programação segue levando diversão e brincadeiras em diversos pontos do Município até 2 de junho e pode ser conferida clicando aqui
Esta iniciativa contempla os itens 4 e 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.